São João em Florença (feriado de 24 de junho)
- kemellawmbmkt
- 11 de jun.
- 2 min de leitura

Todos os anos Florença vira uma festa no dia 24 de junho: é o dia do patrono da cidade, o São João (aqui conhecido como San Giovanni). O dia é literalmente feriado, a maioria das lojas está fechada, em compensação não vai faltar o que fazer.
Se no Brasil São João pode ser sinônimo de Festa Junina, em Florença a tradição é completamente diferente.
No dia 24 de junho celebra-se São João Batista, o santo padroeiro de Florença. A escolha do santo como protetor da cidade foi feita em uma época relativamente recente, apenas após a completa conversão da cidade ao Cristianismo, ou seja, durante o período da dominação lombarda, do século VI ao VIII.
O Batista foi escolhido pela importância bíblica de sua figura, pela clareza de seus ensinamentos, mas também por sua personalidade corajosa e combativa. Sobre a construção do edifício que lhe é dedicado, o Batistério de São João, há anos está aberta uma controvérsia ainda não resolvida. Os estudiosos estão divididos entre duas possíveis versões: uma que sugere uma construção em época paleocristã (séculos IV-V) sobre as ruínas de um templo dedicado ao deus Marte, já protetor da cidade, e outra que situa a estrutura por volta do século XI.
As primeiras festividades começaram no século XIII e a data de 24 de junho foi escolhida porque é a data presumida do nascimento do santo, segundo antiga tradição. As celebrações ainda têm vários pontos em comum com as originais. Para os florentinos, era obrigatório apresentar uma oferta ao padroeiro, que geralmente consistia em velas a serem acesas no próprio Batistério. Ao longo dos séculos, as velas tornaram-se cada vez maiores e ricamente adornadas, simbolizando a prosperidade de Florença. Ainda hoje, a tradicional oferta de velas faz parte das celebrações patronais junto com os indispensáveis fogos de artifício.
Fonte: Brasil na Itália
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso portal e fique por dentro!